Pesquisar este blog

Rapel é Seguro?

Segurança Rapel
Muita gente me faz a famosa pergunta em Esportes de Aventura: “Mas é seguro?”
Nesta página iremos sanar todas suas dúvidas sobre a prática do Rapel.
O Rapel consiste na descida de grandes desníveis através de uma corda. Estes locais podem ser rochas, viadutos, pontes, prédios ou qualquer outro lugar que propicie a descida.
Há alguns pontos a serem observados:  
  • ANCORAGEM
 Chapeleta fixada na pedra

A Ancoragem é a forma com que se prende a corda para descer de rapel. É neste ponto que não se deve deixar a segurança de lado, pois ela que garante a segurança do rapel.
Sempre, ao ancorar a corda há algumas preocupações, como onde iremos ancorar, esse ponto de ancoragem chamado de ponto primário deverá ser um ponto fixo, como uma rocha, um bolt fixado na pedra (é um dispositivo de aço utilizado para fixação de parafusos em superfície rígida através de perfuração e fixação do dispositivo chamado parabolt), uma árvore ou algum ponto artificial.
Normalmente montam-se um ponto primário e 2 há 4 backups desta ancoragem, como se pode ver abaixo.

Nesta imagem foram utilizadas chapeletas presas em Bolts nas pedras por parafusos de aço galvanizado, com os anéis de fitas faz-se uma equalização do ponto onde a corda é presa, para distribuir a força exercida em cada chapeleta.
Depois dessa fixação feita com mosquetões de aço, leva-se uma corda até uma pedra grande, laça-se a pedra com 2 a 4 voltas unindo as pontas através de nós específicos que prendam sem folga essa corda, este é o segundo backup, que somente será utilizado em caso de problemas no equipamento.

A Chapeleta é feita de aço forjado com teste de resistência para 22 KN, medida que considera a força da gravidade + peso o que significa que ela suporta uma força de 2.200 Kg.
Curiosidade: Para saber quantos Kn você exerce basta dividir o seu peso por 100. No meu caso, que peso 70 Kg, eu faço uma força de 0,7 KN.
A corda possui certificação UIAA e certificado d Falcon Bauer que testa a resistência da corda. No nosso caso da nossa corda passou no teste de resistência há 3500 Kg. 

  •  EQUIPAMENTOS
O segundo ponto a ser observado são os equipamentos que serão utilizados para a descida.
Normalmente serão utilizados os seguintes equipamentos:

CADEIRINHA

A Cadeirinha é que dá suporte ao esportista na descida, é ela que sustenta a pessoa. As cadeirinhas que utilizamos são certificadas com o selo da UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo) que garante a qualidade dos materiais utilizados em sua fabricação e do processo fabril.

É sempre bom observar se as fitas Cadeirinha estão inteiras, sem arranhões ou rasgos.


FREIO

O freio tem responsabilidade de diminuir a velocidade de descida no Rapel através de voltas a atrito na corda.
Comumente são utilizados os Freio tipo “8”, são assim chamados pelo seu formato de oito. Eles trabalham pelo atrito da corda e as voltas que ela dá no equipamento, diminuindo a velocidade e a força necessária para apenas 10% do seu peso, ou menos.

Este equipamento também é certificado pela UIAA e alguns equipamentos possuem resistência de até 35 KN (3500 KG).
MOSQUETÃO

O Mosquetão é o elo entre a cadeirinha e o freio, no Rapel são utilizados mosquetões que possuem fecho com rosca, possibilitando a trava deste e impedindo que o mesmo seja aberto, para maior segurança.
Os materiais utilizados podem ser de dois tipos, aço e alumínio. O alumínio é forjado há altas temperaturas para ter maior resistência.
Os mosquetões de aço são utilizados para ancoragem pois possuem maior resistência a constato com pedras e outros metais, com força de até 40KN (4000 KG).
Já os mosquetões de alumínio são mais leve e precisam de um cuidado especial para não se chocarem no chão ou contra outros metais, mas possuem resistência de até 35 KN (3500KG).

Sempre observe o estado geral do equipamento, se ele não está arranhado ou com fissuras.
ATENÇÃO: existem algumas pessoas no mercado que, em caso de problemas com equipamentos, eles soldam..NUNCA FAÇA RAPEL COM EQUIPAMENTO QUE DEMOSNTRE TER SIDO SOLDADO EM QUALQUER PARTE.
LOCAL

O Local é fundamental no Rapel, sempre observe a descida, se não há pedras soltas ou algo que possa atrapalhar na descida.
Verifique a trilha para voltar se está bem sinalizada ou se o instrutor irá acompanhar durante este percurso.
INSTRUTOR / CURSO

É muito importante que a equipe que esteja promovendo o Rapel passe instruções básica de segurança e como operar os equipamentos, lhe passando seguranças e demonstrando a eficácia de tudo.
Sempre exija treinamento básico antes da primeira descida em local seguro para que você possa ter segurança.

Se mesmo assim estiver inseguro peça ao instrutor que leve você há uma pedra menor para pegar confiança e conhecer o equipamento antes da descida principal. Temos uma pedra de 2,5m para esse treino.
OBSERVAR
  • Uma boa equipe de Rapel sempre está pronta para qualquer imprevisto.
  • Verifique se há um kit de primeiros socorros e pessoal treinado para isso
  • Na descida, nós sempre deixamos uma via livre, caso haja necessidade um instrutor descer e auxiliar ou até mesmo resgatar o praticante.
  • Os instrutores sempre devem estar equipados, para casos de emergência.
ANJO
O Anjo é a pessoa que fica no final do rapel, na parte debaixo segurando a corda que o praticante utiliza, pois ele observa todos os movimentos que se faz e, em caso de necessidade ele pode travar a corda do esportista, impedindo a queda ou a descida brusca.
Esse pessoal é essencial para um Rapel Seguro.

CONCLUSÃO
Como puderam observar, todas as medidas preventivas são tomadas na prática do Rapel, desde vários pontos de ancoragem da corda, mais de uma corda na perda, o Anjo, uso de equipamentos ceritificados e total instrução de nossos instrutores para lhe dar toda segurança necessária para prática deste esporte.
Veja se aventurar conosco e conhecer essa prática esportiva tão emocionante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário