Pesquisar este blog

O que é Trekking?


O QUE É TREKKING?

A palavra trek tem sua origem na língua africâner. Ela passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul . O verbo trekken significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto para outro era caminhando.
Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, em busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Em seguida, chegaram os aventureiros em busca de fortes emoções, normalmente encontradas em regiões distantes e de difícil acesso, só atingidas após longas caminhadas em terrenos acidentados. Eram os novos trekkers. 

Atualmente, utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para se conhecer, possibilitando um maior contato com a natureza. O trekking passou a ser a atividade esportiva que mais cresce no mundo. 

O prazer da caminhada é o de desfrutar paisagens inéditas, que não estão ao alcance de qualquer um; uma sensação de privilégio de ir a lugares aonde poucos chegam, o de ver coisas que poucos viram; o de superioridade, força, autoconfiança e autoconhecimento. (Beck, 1994). 


COMPETIÇÕES
 Exemplo de Planilha de Trekking
 
O Trekking começou a ser disputado em competições a partir de 1992 com base das provas de regularidades dos jipes e motos.Atualmente há várias empresas promovendo esse tipo de competição como a Copa North e o Enduro a pé.
Nesta prova, antes do início é fornecida uma planilha com informações sobre o trajeto a ser seguido e a velocidade correta a ser utilizada. Ganha quem perder menos pontos nas passagem dos PCs (Pontos de Controle) que controlam o horário que o competidor passa por determinado ponto.
São exigidas as participações de, no mínimo 3 pessoas e máximo 6.
Há 3 funções específicas que os competidores devem ter:

NAVEGADOR: É responsável pelo acompanhamento da planilha e por não deixar a equipe se perder.

CONTADOR: É responsável pela contagem de passos para determinar da melhor maneira possível a distância percorrida no trajeto, isso é muito importante para que o navegador possa verificar os pontos corretos do trajeto.

CALCULISTA: Responsável pelos cálculos da velocidade média em cada trecho da competição. É ele quem determina a velocidade que a equipe deve andar.
 Exemplo de Mapa de Trekking para Competições Longas

TREKKING / HIKING / TRILHA / CAMINHADA
Há muitos nomes que se dá para a caminhada na trilha porém todos tem o mesmo significado e o mesmo  resultado, a prática esportiva em meio a natureza com lindas paisagens e aventuras indescritíveis.
Muitas pessoas praticam este esporte em objetivo competitivo pelo simples prazer de caminhar.
Neste caso é muito importante algumas observações para conservação da natureza e da segurança.
Para regiões em que não se conhece recomendamos contratar um guia, pelo menos na primeira vez, caso não queira precisa estudar a região com muita atenção para evitar problemas como acidentes e se perder da trilha principal.
Todo esporte em contato com a natureza requer cuidado e atenção, para evitar impactos negativos à fauna e flora e incidentes, como qualquer outro esporte.
Além de uma excelente atividade física, o trekking proporciona às pessoas conhecer as belezas naturais de nossa região e do próprio país.
Aventure-se neste esporte e descubra como é bom caminhar...
 A Bussola é a melhor amiga de um Trekker


COMO COMEÇAR?

É sempre bom começar a praticar o trekking na sua região ou em áreas pequenas para se habituar com as condições do esporte e se adaptar melhor.
Hoje temos uma ferramenta muito interessante para conhecer a região que é o Google Earth que permite a visualização de grandes áreas e até montar uma trilha antes de sair.
Caso não tenha este opção, opte por caminhos já abertos por outras pessoas como trilhas de motos, cavalos e estradas.
Se possível convide alguém que já tenha feito esta trilha para lhe acompanhar e mostrar todas as opções desta.

O QUE LEVAR?

Se for um trecho curto em campo aberto recomenda-se levar:
  •  Água
  • Protetor Solar
  • Óculos de Sol
  •  Algum alimento, dependendo do tamanho da trilha
Se for um trecho longo, por entre mata fechada e que demore o dia todo, além do básico acima descrito, deve-se levar:
  • Camisa de manga cumprida – para dentro de mata fechada
  • Reservas de água (Mínimo 2 litros por pessoa)
  • Uma capa de chuva
  • Laterna caso haja risco de escurecer antes de acabar o percurso
  • Bussola – para evitar perda do trajeto
  • Se possível um GPS para maior segurança
  • Se for pegar trechos com água, recomenda-se um par de meias extra para não andar com os pés encharcados ou com areia
  •  Kit Primeiros Socorros ( no mínimo com provisões para cortes, contusões, mal estar, etc)
  • Celular para possível aviso de imprevistos
  •  Alimento para 1 dia de caminhada
  • Mapa do trajeto com pontos de referência e pontos de fuga, em caso de acidentes
  •  Mochila para carregar todos estes insumos, evite transportar nas mãos
  • Se quiser, um ou dois bastões de caminhada que diminuem o impacto da caminhada nos joelhos e pernas
  • ·         Um canivete ou faca de camping.

O GPS, hoje, já é uma alternativa muito viável devido a seu preço a acessibilidade.


Além das provisões acima é muito recomendável deixar alguém sempre avisado do trecho que se irá fazer, das pessoas envolvidas e dos horários de saída e chegada, pois caso ocorra algum imprevisto as medidas poderão ser tomadas com maior velocidade.

Sempre vá com roupas confortáveis para que não prendam a caminhada, evite calças jeans e roupas que não permitam a transpiração.

Com todas essas medidas sua caminhada será uma das melhores experiências que você já viveu... busque novos lugares.. faça novos amigos... junte-se a nós neste esporte.

Denis Carlos Sodré
Compass Esportes de Aventura